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Introdução e Objetivo para criação dos índices

 

Com o contrato de parceria celebrado entre a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (câmara-e.net) e o Compre&Confie (uma empresa da ClearSale, referência em inteligência de mercado e líder no mercado antifraude para e-commerce), a partir de junho 2019, foi criado um comitê de métricas, o MCC-ENET, com objetivo de desenvolver índices e indicadores econômicos que permitam acompanhar o desempenho do comércio varejista online.

A motivação para a criação dos índices e indicadores foi oferecer, para todos os fins práticos, a medida da movimentação geral do consumo pessoal de produtos e serviços comercializados no mercado online, além de ser pioneiro e referência, como parâmetro principal, no monitoramento do sistema do comércio online no Brasil.

O MCC-ENET deverá servir como referência mensal e oficial para o monitoramento de índices e indicadores financeiros / econômicos para o governo, empresas, entidades, imprensa e qualquer outro interessado em dados sobre o e-commerce brasileiro, além de servir de referência para formulação de políticas públicas no Brasil.

Dados e Métodos

 

Os dados não são provenientes de pesquisas ou amostras probabilísticas. Seguindo uma metodologia confiável com dados provenientes de vendas, foi utilizada uma base populacional de registros de vendas declaradas por mais de 4.500 lojas do e-commerce, representando mais de 85% do mercado brasileiro de bens de consumo de produtos novos, com informações detalhadas dos pedidos de compras, produtos e valores pagos. Adicionalmente, o Compre&Confie estima, com base em fontes secundárias de empresas parceiras e plataformas de e-commerce, o volume de vendas comercializados pelas lojas adicionais para composição de todo o mercado online brasileiro. Para o cálculo dos índices e indicadores, não foram considerados os registros de vendas de passagens aéreas, hotéis, classificados, aplicativos para refeições ou locomoção, além do site Mercado Livre e outras empresas que comercializam produtos usados ou de artesanato, por exemplo, Elo7 e Enjoei.

Os Índices de Vendas, Faturamento e Tíquete Médio, constituem-se numa medida síntese do movimento do comércio online do consumo de um conjunto de bens e serviços, chamado "cesta de mercadorias", representativo de um determinado grupo populacional, em um certo período de tempo.

O Relatório de Índices, divulgado mensalmente para cada região e Brasil, separadamente, traz informações sobre o índice de base fixa, variações no mês, em 12 meses, no acumulado no ano, no acumulado nos últimos 12 meses e no acumulado total, possibilitando, assim, um estudo comparativo entre diversos períodos de tempo. A série completa dos índices (série encadeada) tem como período de referência o ano de 2017, ou seja, é o ano para o qual o índice é igual a 100.

A divulgação dos índices com base nas métricas de volume de vendas (em quantidades), receita (vendas em valor – R$) e tíquete médio (em R$), aparece nas seguintes visões:

  • Índice de base fixa: compara os níveis de volume de vendas, receita e tíquete médio online do mês com a média mensal obtida no ano de 2017;

 

  • Índice mês/mês anterior: compara os índices de volume de vendas, receita e tíquete médio online do mês com os obtidos no mês imediatamente anterior. São índices cujas séries são ajustadas sazonalmente;

 

  • Índice mês/igual mês do ano anterior: compara os índices de volume de vendas, receita e tíquete médio online do mês de referência com os obtidos em igual mês do ano anterior;

 

  • Índice acumulado no ano: compara os índices acumulados de volume de vendas, receita e tíquete médio online de janeiro até o mês de referência com os de igual período do ano anterior;

 

  • Índice acumulado de 12 meses: compara os índices acumulados de volume de vendas, receita e tíquete médio online dos últimos 12 meses com os de igual período imediatamente anterior;

 

  • Índice acumulado total: compara os índices acumulados de volume de vendas, receita e tíquete médio online de janeiro de 2018 até o mês de referência.

Além desses índices, mais indicadores têm sido criados para complementar a visão do varejo online:

- Penetração dos consumidores: compara a quantidade de internautas que realizaram, no mínimo, 1 compra online nos últimos 3 meses, em relação ao total de internautas do Brasil;

 

- Participação do E-Commerce no Varejo Restrito² e Varejo Ampliado³: compara a proporção de receita mensal de vendas do e-commerce sobre as receitas mensais do Varejo Restrito e Ampliado, divulgados pelo IBGE;

- Participação do E-Commerce por Categoria de Produto: compara a proporção de receita mensal de vendas por categoria de produto em relação ao total do e-commerce no Brasil.

O relatório com o indicador de penetração dos consumidores na população de internautas do Brasil tem periodicidade trimestral, sendo que a informação da quantidade de consumidores é obtida pelo registro de dados da ClearSale e a população de internautas é uma estimativa com base na última divulgação da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios – PNAD, IBGE e nos relatórios da Pesquisa de Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, Cetic.br.

Foi utilizado o conceito de Varejo Restrito² e Ampliado³ definido pela Pesquisa Mensal do Comércio -PMC, IBGE. Para efeito de comparação, os índices mensais divulgados pela PMC foram convertidos em receitas de vendas (em R$) de acordo com o resultado da Pesquisa de Orçamento Familiar de 2014 – POF e a distribuição da receita operacional líquida do Comércio Varejista e de veículos e peças, pela Pesquisa Anual do Comércio de 2014 - PAC, ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. A conversão dos índices do comércio varejista em valor de receita de vendas (R$), possibilitou o cálculo da razão entre os valores do E-commerce e do comércio Varejista.

A classificação dos produtos por categorias Varejo Restrito² e Ampliado³ foi feita com base na definição de categorias da Pesquisa Mensal do Comércio – PMC, IBGE nas seguintes composições:

Composição do Varejo Restrito² (8 atividades):

- Combustíveis e lubrificantes;

- Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo;

- Tecidos, vestuário e calçados;

- Móveis e eletrodomésticos;

- Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos;

- Livros, jornais, revistas e papelaria;

- Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação;

- Outros artigos de uso pessoal e doméstico.

 

Composição do Varejo Ampliado³ (10 atividades):

- Combustíveis e lubrificantes;

- Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo;

- Tecidos, vestuário e calçados;

- Móveis e eletrodomésticos;

- Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos;

- Livros, jornais, revistas e papelaria;

- Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação;

- Outros artigos de uso pessoal e doméstico;

- Veículos, motocicletas, partes e peças;

- Material de Construção.

 

Utilizando-se das composições do Varejo Restrito² e Ampliado³ da Pesquisa Mensal do Comércio, IBGE, foram classificadas as categorias de produtos do Compre&Confie e calculadas as participações de cada ramo de atividade no total do varejo online.

Tipo de operação estatística

 

O Compre&Confie, uma empresa da ClearSale, utiliza as informações de compras online e faz um tratamento estatístico para projeções mercadológicas, bem como a classificação conforme suas características temporais e regionais. A unidade de observação considerada é sempre um grupo populacional e não o indivíduo.

O tratamento estatístico tem início a partir do processamento de cada pedido online correspondentes ao mesmo período (hora, dia, mês e ano) de referência. Simultaneamente a esta etapa, dá-se o processamento da primeira análise dos dados, denominada crítica

 

2- Índice de Comércio Varejista - Índice-síntese das atividades investigadas na Pesquisa Mensal do Comércio – PMC IBGE, cujas receitas provêm preponderantemente da atividade do varejo;

 

3 - Índices de Comércio Varejista Ampliado - Índice-síntese dos grupos de atividades que compõem o varejo e mais os segmentos de “Veículos e motocicletas, partes e peças” e de “Material de construção”.

 

estatística automatizada. Esta crítica consiste em identificar as observações discrepantes e inconsistentes, a partir de critérios objetivos, substanciados em procedimentos e ferramentas estatísticos. O critério exclui, de forma automática, os valores considerados muito atípicos e aponta outros para serem avaliados.

Após essa etapa de tratamento estatístico, os dados são processados em uma estrutura de dados ou, cubo de dados, que agrega as medidas pelos níveis e hierarquias de cada uma das dimensões. Os cubos combinam várias dimensões (como tempo, geografia e produtos) com dados sumarizados, que possibilita as análises multidimensionais.

Periodicidade da divulgação

 

Mensal para a divulgação dos Índices de vendas online, receita e tíquete médio, Brasil e regiões e para os indicadores relacionados ao consumo varejista. O relatório de indicadores dos consumidores online tem a divulgação trimestral.

 

Abrangência geográfica

 

Nacional e Regiões.

 

População alvo

 

A população objetivo dos Índices e Indicadores do MCC-enet é representada pelos consumidores online residentes no Brasil que realizaram, no mínimo, 1 compra no período.

 

Observações

 

Os índices do mês poderão ser alterados na divulgação do mês subsequente, em virtude de retificações nos dados primários por parte dos informantes dos registros de vendas ou por parte das fontes externas (IBGE, Cetic.br).